APRESENTAÇÃO


ARQ 01044 – INTRODUÇÃO AO PROJETO ARQUITETÔNICO I

CARGA HORÁRIA: semanal: 09 h; semestral: 135h; créditos: 09 (nove)

PRÉ-REQUISITOS: Não tem
PROFESSORES: Eliane Constantinou, Silvana Jung Stumpfs, Daniela Cidade.
 
1. OBJETIVOS GERAIS:

A disciplina visa estabelecer um primeiro contato do estudante com a Arquitetura, levando-o a compreender o campo de atuação e desenvolvimento de sua profissão (seu ofício). A disciplina conduz etapas seqüenciais e evolutivas de observação, descrição e análise da cidade, do edifício, culminando em uma etapa de criação, configurada por meio de uma intervenção projetual.

2.CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Os conteúdos teóricos são:
2.1. A arquitetura e o urbanismo e a atuação profissional:
- Conceituação de Arquitetura e de Projeto de Arquitetura;
- Atuação profissional do arquiteto e urbanista: regulamentação e atribuições legais;
2.2. A cidade e metodologias de sua abordagem:
- Cidade: relação entre espaço público aberto, forma construída e sociedade ao longo do tempo;
- Metodologias de abordagem da cidade: percepção ambiental e morfologia;
2.3. O projeto e a relação entre forma, função e tecnologia:
- Forma: relação entre programa e lugar;
- Forma e Espaço: Princípios de organização; Ordem geométrica e topológica;
- O arranjo funcional: Zoneamento e Circulação; Programa de necessidades e Pré-dimensionamento;
- Componentes do sistema técnico-construtivo: fundação, estrutura, vedação, aberturas, cobertura;

Os conteúdos práticos trabalhados são:
- “Partido arquitetônico” de edificação de pequeno porte e do espaço aberto circundante, propostos a partir da análise de determinada parcela urbana;
- Métodos de geração da forma arquitetônica, com ênfase na relação entre forma e função;
- Representação bi e tridimensional do projeto.


3. METODOLOGIA UTILIZADA NA DISCIPLINA

A disciplina caracteriza-se como teórico-prática desenvolvendo os conteúdos através de aulas teóricas, apoiadas por material audiovisual e exercícios práticos de ateliê. Os exercícios práticos são elaborados em grupo e individualmente apoiados em pesquisas bibliográficas, palestras, seminários, visitas e trabalhos de campo orientados pelos professores.

Os exercícios práticos são acompanhados através de assessoramentos individuais e/ou coletivos, e frequentemente os alunos apresentam seus estudos para discussão em grupo configurando o que denominamos como Painel.

4. EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM:

LISTA DE ATIVIDADES DISCENTES A SEREM REALIZADAS NA DISCIPLINA:

  • Levantamentos de campo, com descrições e análise;
  • Visitas orientadas;
  • Seminários;
  • Palestras;
  • Pesquisas bibliográficas;
  • Exercícios práticos (croquis, desenhos e/ou maquetes).
5. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:  

São adotados critérios quantitativos e qualitativos de avaliação:

Quantitativos:
- Conteúdo: Execução e entrega completa dos itens solicitados, nos prazos e horários determinados.

Qualitativos:
- Comunicação gráfica e textual: Capacidade de comunicar uma ideia/conteúdo, aliando, de forma clara e eficiente, diversos recursos gráficos - fotografia, desenho, texto...
- Adequação do processo e da síntese projetual: Capacidade de elaborar alternativas adequadas às soluções dos problemas apresentados e de se relacionar com os referenciais adotados;

A participação na disciplina também é avaliada, envolvendo critérios quantitativos e qualitativos:
- Freqüência nos assessoramentos individuais e coletivos (mínimo 75% de presença);
- Participação nas apresentações dos trabalhos - painéis parciais e finais.
- Desempenho na execução dos exercícios: postura autônoma, investigativa e produtiva. 








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